07 destinos nacionais para curtir o carnaval
- SEO Juliana Cini para Destino Mundo
- Feb 20, 2018
- 3 min read
No Brasil, é comum encontrar carnaval por todos os cantos, seja em clubes, cidades no interior, pelos desfiles nas ruas ou até mesmo em blocos de bairros. Por conta de certas tradições e descendências, algumas cidades se tornaram referências devido a suas próprias maneiras de reinventar a festa e curtir a folia.
Confira aqui 07 destinos para curtir o carnaval no país:

1) Olinda e Recife
Recife e Olinda, em Pernambuco, não podem ficar de fora do roteiro para quem quer curtir as festas nesta região. As duas cidades são conhecidas pelas grandes atrações de carnaval em um ambiente informal, descontraído e com muita animação.
O maior bloco de rua do mundo está em Recife, que se chama O galo da Madrugada, e conta com cerca de dois milhões de participantes. As grandes atrações carnavalescas são os blocos tradicionais de frevo, porém a cidade também é aberta para diferentes estilos musicais, com shows e trios elétricos.
O frevo, além de ser a marca da região, é muito apreciado pelos turistas. Por conta disso, é possível encontrar alguns lugares na capital pernambucana que ensinam o ritmo aos turistas que querem dançar no carnaval. Vale lembrar que o ponto de encontro dos foliões é na Praça do Marco Zero.
Da mesma forma que Recife, Olinda também conta com um carnaval bem tradicional, pelo agito propagado pelo frevo e maracatu. São várias as opções de blocos que desfilam pelas ruas do centro histórico e ladeiras, cerca de 500.
Os famosos os bonecos gigantes, conhecidos popularmente por "Bonecos de Olinda", acompanham os blocos e fazem o carnaval da região ser único em todo o mundo, o que é uma tradição centenária.
Outra dica é explorar a cidade de Olinda, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que possui um centro histórico charmoso e que foi palco de momentos importantes no época do Brasil Colonial.
2) Ouro Preto
Além de ser um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto é um destino carnavalesco que atrai o público jovem, principalmente, os universitários, que formam a maior parte da população da cidade.
Cerca de 300 repúblicas universitárias organizam suas próprias festas e blocos. Nesta época, os jovens enchem as ladeiras e o centro histórico de Ouro Preto com muita animação e com uma vibe festiva que toma conta da cidade.
3) Manaus
O maior carnaval da Amazônia é o de Manaus, que é característico pelo seu forte regionalismo. O grande destaque é a festa tradicional do Carnaboi, conjunto de escola de samba e artistas dos bumbás que se apresentam em várias partes da cidade.
Pelas ruas, há também desfiles de blocos e bandas que tocam vários estilos musicais, como samba, frevo e marchinhas de carnaval. Como curiosidade, vale ressaltar que o Sambódromo de Manaus é o maior do Brasil e comporta cerca de 100 mil pessoas.
4) São Luiz do Paraitinga
Situada em São Paulo (a 2h30 da capital), a pequena cidade de São Luiz do Paraitinga é famosa por suas festas de carnaval e por seu clima familiar. As festas são conhecidas pelas tradicionais marchinhas, em que moradores da cidade se dedicam a compor todos os anos novos temas e assuntos. A região é famosa por priorizar somente esse gênero nas folias e desfiles, de modo a se tornar um atrativo aos amantes do carnaval mais tradicional.
5) Salvador
Axé, trio elétrico e calor formam o combo do carnaval de Salvador, um dos mais badalados do país. É claro que o som que domina a folia é o famoso axé; e os trios elétricos se tornam palco para ícones desse estilo musical. Para quem prefere não ficar no meio na multidão, há a opção de camarotes pagos e festas fechadas.
6) Rio de Janeiro
Há quem diga que o verdadeiro carnaval do Rio de Janeiro não está na Marquês de Sapucaí, em que nem todos conseguem pagar pelo ingresso, mas, sim, nas ruas da cidade e nas escolas de samba.
Existem vários blocos de rua que cruzam todos os cantos da cidade, com diferentes estilos musicais. Neste ano, 473 blocos vão desfilar na cidade carioca e cerca de 6,5 milhões de pessoas são estimadas a participar do evento.
Como dica, vale lembrar que é interessante montar um roteiro com as melhores rotas de bloquinhos, em que incluem orlas de praias, como Leblon, Ipanema, Copacabana. Isso torna o carnaval no Rio mais característico e especial.
7) São Paulo
Nos últimos anos, São Paulo entrou na lista como um destino para curtir no Carnaval. Graças ao crescimento dos bloquinhos de rua, a capital tem se tornado mais atrativa para foliões. Neste ano, 491 blocos vão passar pelas ruas da cidade, entre os dias 3 e 18 de fevereiro, e são esperadas 4 milhões de pessoas nas festas.
Há bloquinhos espalhados pela cidade para todos os gostos e estilos, com muitos cantores famosos e artistas comandando os trios mais populares.
Comments