top of page

4 tipos de acomodações gratuitas pelo mundo

  • SEO Juliana Cini para Destino Mundo
  • May 30, 2019
  • 2 min read

Quem tem o sonho de viajar o mundo com um budget baixo sabe que nem sempre ficar em um hotel é uma opção. Uma dica é traçar os seus objetivos e, se estiver disposto a viver aventuras, encontre uma acomodação gratuita.

Para quem deseja estender a viagem por alguns meses, é possível se inscrever em programas de trabalho voluntário em troca de moradia. Geralmente, esse tipo de programa vale para quem deseja ficar pelo por menos um mês em um determinado país, com a intenção de se infiltrar na cultura local.

Fizemos um guia com quatro tipos de programas que oferecem acomodação gratuita, mas lembre-se que tudo tem um “preço”, ou seja, algum tipo de troca.

1- Couchsurfing

O Couchsurfing é uma rede social do viajante. Cada inscrito precisa fazer um perfil de acesso com informações básicas, como: quantos e quais países já esteve, seus gostos, conhecimentos, personalidade, intenções.

O Couchsurfing oferece vários tipos de serviço, como hangouts, fóruns, chats, oferecer acomodações e receber viajantes.

Para conseguir uma acomodação gratuita, primeiro de tudo, a pessoa que está disponível para receber deve ir com a sua cara e ter afinidade com o seu perfil.

A plataforma não funciona como um hotel ou nada do tipo. O preço que se paga é a sua conversa, companhia, disposição, atenção, simpatia. É uma ótima opção para quem viaja sozinho ou em dupla. O mais interessante é troca de cultura.

2- Workaway

O workaway é um programa de trabalho voluntário em troca de moradia. É possível se aplicar a vagas do mundo inteiro em trabalhos como: ensinar inglês ou outros idiomas, cuidar de jardim, arrumar casas, cuidar de crianças, trabalhar na colheita, tomar conta de idosos, ficar de olho em cachorros, organizar salas, cozinhar. É imensa a gama de opções de serviços. Para participar, é preciso pagar uma taxa para o site, criar um perfil, descrever suas intenções e conversar com os proprietários da casa.

Geralmente, esse tipo de acordo funciona para períodos mais longos, de dois a três meses. É uma ótima escolha para quem quer ter mais contato com os nativos, se inserir na língua e na cultura local, além de ocupar o tempo e praticar um novo idioma.

3- Worldpackers

Worldpackers é uma plataforma em que candidatos trabalham em troca de moradia e de comida. É bem parecido com o workaway.

De acordo com seu site, existem três vertentes: intercambio de trabalho, em que é possível trocar habilidades por hospedagem; impacto social, como voluntariado em ONG’s, escola e projetos sociais; e projetos ecológicos, para aprender técnicas sobre o campo em eco-vilas e fazendas.

4- WWOOF

World-wide Opportunities on Organic Farms é uma rede de organizações que promove trabalho voluntário em fazendas e agriculturas pelo mundo. Todas as quintas ecológicas da WWOOF obedecem a parâmetros semelhantes em prol do ecologismo saudável e qualidade de vida.

Métodos de uma agricultura biológica são semeados em hortas, colheitas e plantações. É uma plataforma que envolve um trabalho solidário com o meio ambiente e o contato com a natureza. O propósito da plataforma é oferecer ao voluntário uma aproximação com os proprietários das quintas e estimular o aprendizado de métodos de agricultura e tarefas do campo.


 
 
 

Comments


bottom of page