top of page

Série Sintonia mostra a vida e os cenários da favela em São Paulo

  • SEO Juliana Cini para Destino Mundo
  • Aug 29, 2019
  • 2 min read

Cenas da periferia da capital paulista são exibidos em “Sintonia”, nova série da Netflix

A capital de São Paulo foi palco da recém-lançada série do NetFlix, “Sintonia”. Em cenas, são retratados quadros muito comuns das famílias de baixa renda no Brasil, que vivem nas periferias da cidade grande. Três meninos, atrelados por histórias diferentes, estão unidos por um fator em comum, a amizade. A vida do crime, o sonho em ser MC e a igreja evangélica são questões levantadas pelo criador da série, KondZilla.

O dia a dia na favela é mostrado de maneira evidente, além dos contrastes entre o traficante e a polícia; a cantora profissional e o MC iniciante; e a igreja com baixos recursos e a que tem maior poder sobre as pessoas. As situações expostas foram tratadas de forma fiel à realidade existente no país, de modo a expor um mundo no qual as pessoas prezam pelo dinheiro, pela fama e pela ganância.

Vinte reais vindos da oferenda do culto; vinte reais do “fluxo” (baile); vinte reais das “biqueiras” (onde se vende droga); vinte reais do mercadinho da favela. O dinheiro que circula ali é proveniente do mesmo lugar: do crime. A série mostra até que ponto as pessoas chegam para alcançar o que almejam, mesmo que não seja de forma totalmente justa e limpa.

Pode-se perceber que os vocabulários, os comportamentos e as gírias de “ladrão” estavam totalmente de acordo com o propósito referido do ambiente.

Diretrizes: o discurso do pastor, o som do tiro e o pancadão no “fluxo”

A vida do crime é colocada como um compromisso eterno, acima da própria família, no qual a vida pessoal está em jogo. O mundo das drogas é um assunto que ganhou relevância nas cenas.

A série faz também uma crítica à “lavagem” que a igreja evangélica faz na mentalidade das pessoas, na qual defende que o perdão é encontrado a partir do pagamento do dízimo. Além disso, é repercutida a luta para um MC iniciante que busca conseguir ter a própria carreira artística e os golpes no mundo da música.

Novas temporadas

Como forma de trazer a realidade de muitos brasileiros à tona, “Sintonia”, surpreende e amarra o telespectador até o último episódio. No total, a série é composta por seis episódios com aproximadamente 45 minutos. Teve sua estreia em 9 de agosto em 190 países. Para os amantes da série, estão por vir mais duas temporadas.

Sintonia convida seus espectadores a refletirem sobre algumas questões regem o universo das favelas: o monopólio da igreja, o domínio sobre o crime e a tentativa de ascensão social. Por trás de um cenário que valoriza o crescimento pessoal, portas são abertas à ilegalidade e para aos trâmites sujos. Cada um por si.

Veja também nosso outro post sobre cenários de séries!


 
 
 

Comments


bottom of page