Confira 8 dicas para montar um roteiro de viagem impecável
- SEO para Destino Mundo
- Apr 28, 2020
- 3 min read

Quer viajar e não saber por onde começar? Calma, não é motivo para desespero! Preparamos cinco dicas que valem ouro para você conseguir montar um roteiro de viagem completo e que atinja todas as fases da sua viagem. A fim de que tudo corra bem durante esse momento tanto esperado, é essencial traçar todos os desafios que possam ser encontrados no meio do caminho para nada sair do controle. Afinal, ninguém quer passar por perrengues, não é? Uma boa forma de evitá-los, é definir todos os passos antes de embarcar, dos primeiros aos últimos. Veja só:
1. Pesquise muito antes de montar um roteiro de viagem
A primeira e a mais valiosa dica é pesquisar. Pode-se dizer que um bom roteiro de viagem é baseado em pesquisas, sejam elas informações, indicações ou recomendações. Existem inúmeros blogs de turismo que estão aí para serem consultados e, além disso, as redes sociais podem também entrar em cena com o papel de inspirar viajantes a conhecerem novas culturas. Lembre-se: pesquisas são bem-vindas, pois só assim é possível ter informações sobre hotéis, restaurantes, passeios, companhias aéreas.
2. Defina o seu destino e o perfil da sua viagem
Avalie alguns aspectos cautelosamente: a estação do ano no local; se é uma fase de alta ou baixa temporada; a afinidade com a cultura da região; os custo dos transportes e alimentação. A partir dessas opções, é possível traçar o perfil da viagem e definir os passeios e restaurantes — se você busca por uma viagem mais calma, opte por programas mais tranquilos e dê preferência aos passeios diurnos; agora, caso queira viajar para curtir, explore cantos inusitados, conheça a vida noturna e passe por experiências novas.
3. Estabeleça o seu orçamento e a duração
O ponto-chave do seu roteiro começa pelo orçamento. Faça uma análise de quanto quer gastar e divida pelo número de dias. Dessa forma, é possível definir o tipo de acomodação, os restaurantes e as atividades. Vale lembrar que viajar com pouca grana, não é sinônimo de uma viagem não aproveitada. Feito isso, o próximo estágio é listar o que deseja fazer na cidade e se organizar: uma dica é separar por dia e período (manhã, tarde e noite) os programas de interesse — adicione também tempos de descanso, que são super pertinentes para recuperar o fôlego.
4. Busque por passagens e hospedagens
Existem diversos sites com opções de pacotes, que incluem bilhetes e alojamentos. Sua missão é navegar pela internet e analisar o que mais é adequado à você. Para passagens, pesquise no Decolar, eDestinos, SkyScanner, Google Voos, Submarino Viagens; já para hospedagens, Booking, Hoteis.com, Hotel Urbano, HoltelWorld e Airbnb. Fique atento às recomendações e experiências de usuários anteriores.
5. Cheque os itens necessários e instale aplicativos
Nessa última fase, é essencial ter em mãos uma lista com os documentos necessários. Em caso de viagem internacional, pesquise a documentação necessária para a entrada no país de destino e realize câmbio por moedas locais — não deixe de acompanhar as cotações do site Meu Câmbio. Além disso, instale aplicativos que podem ser úteis, como o Google Maps e Moovit, ótimos na traçagem de rotas; e, em caso de necessidade, já deixe baixado o Google Tradutor e aplicativos do Decolar, HostelWorld e Uber.
Agora é sua vez de montar um roteiro de viagem. Não esqueça de incluir todos os pontos mencionados: a definição do destino; a estimativa do budget e da duração; o perfil da viagem; a busca por passagens e hospedagens; a rota diária a ser seguida; os documentos e itens necessários e, por fim, os aplicativos específicos para viajantes.
Se você gostou das dicas, curta nossa página do Instagram para acompanhar as atualizações relacionadas ao universo do turismo.
Comments