top of page

Como usar os dados para otimizar estratégias de performance?

  • Writer: Juliana Cini
    Juliana Cini
  • Feb 25, 2021
  • 2 min read

Você sabia que investir em performance é uma boa forma de fazer sua empresa crescer? Ainda melhor do que acompanhar e mensurar campanhas de marketing é interpretar seus dados em função da elaboração de estratégias mais assertivas. Dessa forma, ao lado dos objetivos e de KPIs traçados, os dados auxiliam na otimização de estratégias on-line.


Pode-se avaliar que os dados são os responsáveis por emitir informações pelos indicadores de performance. Com eles, é possível fazer uma leitura sobre o panorama geral de ações, em termos de estratégias de marketing, e avaliar projetos desenvolvidos. Além disso, servem também para definir novas diretrizes em relação às escolhas das futuras campanhas.



Para entender melhor o funcionamento dos dados, foram separados alguns tópicos que devem ser levados em conta ao pensar em estratégias de performance. Entre alguns pontos principais a serem levados em consideração estão: definir os objetivos da empresa, interpretar os dados, escolher as campanhas e, por fim, investir em dados. Acompanhe!


Defina os objetivos da empresa

Os dados devem ser apoiados em planejamentos, para atingir objetivos, e em KPIs (que são os Keys Performance Indicator). Antes de mais nada, a empresa deve ter bem definida quais são as metas que deseja alcançar com cada campanha de marketing digital, além de audiências pré-determinadas e seus interesses traçados.


De maneira simplificada, os KPIs são indicadores-chave de performance. Basicamente, são considerados uma ferramenta de gestão que serve para analisar os indicadores de uma empresa ou até mesmo de um negócio. Assim, são essenciais para acompanhar resultados e números daquilo que agrega valor.


Interprete os dados

A interpretação dos dados permite que uma análise seja feita sobre os projetos executados. Ainda assim, é possível visionar que ações mais assertivas sejam desenvolvidas, tipos de campanhas sejam planejadas, cronogramas sejam feitos, públicos-alvo sejam atingidos e ações tenham um bom funcionamento.


Escolha as campanhas

Ter o domínio dos dados é ter o controle sobre o desempenho de campanhas. No marketing digital, os testes são muito usados em projetos. Não há uma regra clara de qual mecanismo vai funcionar e, por isso, as tentativas são essenciais, principalmente, quando são apoiadas em dados.

Invista em performance

No ambiente digital, os dados funcionam como um instrumento estratégico de performance e, quando usados de modo assertivo, tornam-se um grande aliado às empresas com pretensões de alavancar os negócios. Dessa forma, podemos afirmar, sem dúvidas, que investir em performance é a chave para o crescimento da empresa.


De acordo com Neil Patel, especialista em Marketing Digital, companhias que fazem, com frequência, o acompanhamento de suas estratégias no meio on-line, são 50% mais bem-sucedidas em relação àquelas que não o fazem.



Agora que você já sabe como começar, é a sua vez de otimizar estratégias de marketing em sua empresa com foco em performance. Lembre-se que os dados, quando analisados corretamente, tornam-se meios essenciais para traçar ações de sucesso.


Se você gosta desse tipo de conteúdo sobre marketing digital, acompanhe nosso blog com as últimas atualizações.

 
 
 

Comments


bottom of page