Técnicas de remediação: descontaminação de solo para postos de gasolina
- Juliana Cini
- Aug 12, 2019
- 2 min read
A descontaminação de solo é um processo essencial que deve ser levado em consideração antes da construção de qualquer empreendimento, até mesmo de postos de gasolina. Empresas ambientais, especializadas em descontaminação de solo, são responsáveis por analisar territórios, com a finalidade de identificar a qualidade de seus elementos antes de alguma interferência.
Em casos de postos de combustíveis, anteriormente de suas construções, deve ser feito um estudo da área para analisar os graus de contaminação do solo. Se for caso remediação, é preciso avaliar os compostos do solo e aderir às técnicas de “limpeza”, de acordo com as suas necessidades.
Descontaminação de solo
Após a avaliação do território, caso seja constatada a contaminação, é preciso tomar providências para sua descontaminação, por meio de técnicas de remediação de solo. São feitas análises que estudam índices da microflora e, se o solo estiver contaminado acima do limite aceitável, deve ser feita a remediação.
Dessa forma, a remediação ambiental serve para reabilitar uma área para o seu uso, de acordo com os parâmetros ambientais exigidos.
Técnicas de remediação do solo
Associadas às funções ambientais, algumas práticas convencionais podem ser tomadas, como o tratamento físico, químico ou biológico do solo, com o pressuposto de erradicar ou diminuir os seus elementos contaminantes.
Outra técnica para remediar, especificamente, solos contaminados por metais pesados é a fitorremediação.
Metais pesados no solo
De modo geral, metais pesados no solo possuem compostos nocivos à saúde humana, a animais e a determinados tipos de vegetação. Em alguns casos, esses tipos de contaminantes não são biodegradáveis e, por conta disso, são difíceis de serem extintos.
Alguns métodos como a lavagem, escavação ou incineração comprometem a qualidade e a saúde do solo, além de serem procedimentos caros. Dessa forma, uma nova solução é a fitorremediação.
Fitorremediação: técnica de descontaminação de solo
A fitorremediação é uma tecnologia utilizada para remediar solos contaminados por metais pesados. A base da técnica é utilizar plantas, com propriedades específicas, para a absorção desses tipos de poluentes - consideradas hiperacumuladoras de metais pesados.
As plantas utilizadas suportam os resíduos tóxicos (os metais pesados) do solo e, dessa forma, os extraem durante o seu processo de crescimento e absorção. Após o desenvolvimento completo da planta, ela é retirada do solo e descartada em lixos especiais.
Uma das vantagens da técnica é o custo-benefício e a não degradação do solo de modo agressivo e, como desvantagem, há o longo tempo do processo e a dificuldade de adaptação das plantas em determinadas áreas.
Comentarios